Falar de respeito, no mundo em que vivemos, ao contrário do que possa parecer, é muito complexo.
Num mundo onde, maioritariamente, se vivencia o amor condicionado, respeito é algo que existe no vocabulário, no dicionário e na vida de forma difusa e confusa.
Para muitos, respeito é sinónimo de medo, obediência, temor, submissão e veneração.
A falta de amor-próprio, a falta de consciência de quem sou eu, verdadeiramente, a não aceitação da individualidade de cada pessoa, a necessidade de catalogar as pessoas segundo o signo, o tipo de corpo, a maneira como se fecha a mão, testes psicotécnicos, entre outros, as religiões, a política, fácilmente, conduzem à crença de que respeito é obediência e submissão. Venera-se a catalogação da humanidade.
Liberta-te do amor condicionado, do medo, da obediência, do temor, da submissão e da veneração.
Encontra a tua unicidade.
Encontra o amor incondicional.
Encontra o Respeito.
O que é o respeito?
Respeito é quando há reciprocidade. Quando as pessoas se respeitam, mutuamente, enquanto seres individuais, quando, entre elas, existe a amabilidade de escutar o que o outro tem para dizer, mesmo que não se concorde, e se respeita a diferença de pensamento. Desta cortesia, até pode acontecer que algo de novo e positivo floresça no pensamento de cada um. Conversar de forma frutífera, enriquece. Há a possibilidade de surgirem ideias novas e até soluções para ultrapassar os obstáculos.
Respeito é consideração e estima pelo outro.
Respeito é viver de forma digna. É ter o direito de se ser quem é, fazer o que se quer fazer e ter o que se quer ter.
Quem aprende e cresce no amor-próprio, quem aprende e cresce no amor incondicional, respeita-se a si próprio, respeita o outro, respeita o mundo.
A competição e a necessidade de comparação desaparece.
Obrigada 🙂 Respeito