Respeito e Reciprocidade – Crescer no Amor Incondicional

Falar de respeito, no mundo em que vivemos, ao contrário do que possa parecer, é muito complexo.

Num mundo onde, maioritariamente, se vivencia o amor condicionado, respeito é algo que existe no vocabulário, no dicionário e na vida de forma difusa e confusa.

Para muitos, respeito é sinónimo de medo, obediência, temor, submissão e veneração.

A falta de amor-próprio, a falta de consciência de quem sou eu, verdadeiramente, a não aceitação da individualidade de cada pessoa, a necessidade de catalogar as pessoas segundo o signo, o tipo de corpo, a maneira como se fecha a mão, testes psicotécnicos, entre outros, as religiões, a política, fácilmente, conduzem à crença de que respeito é obediência e submissão. Venera-se a catalogação da humanidade.

Liberta-te do amor condicionado, do medo, da obediência, do temor, da submissão e da veneração.

Encontra a tua unicidade.

Encontra o amor incondicional.

Encontra o Respeito.

 

O que é o respeito?

Respeito é quando há reciprocidade. Quando as pessoas se respeitam, mutuamente, enquanto seres individuais, quando, entre elas, existe a amabilidade de escutar o que o outro tem para  dizer, mesmo que não se concorde, e se respeita a diferença de pensamento. Desta cortesia, até pode acontecer que algo de novo e positivo floresça no pensamento de cada um. Conversar de forma frutífera, enriquece. Há a possibilidade de surgirem ideias novas e até soluções para ultrapassar os obstáculos.

Respeito é consideração e estima pelo outro.

Respeito é viver de forma digna. É ter o direito de se ser quem é, fazer o que se quer fazer e ter o que se quer ter.

Quem aprende e cresce no amor-próprio, quem aprende e cresce no amor incondicional, respeita-se a si próprio, respeita o outro, respeita o mundo.

A competição e a necessidade de comparação desaparece.

Obrigada 🙂 Respeito

 

Deixe um comentário