Queres Meditar Mas Não Consegues Parar De Pensar? Será Que A Meditação Te Ajuda A Ser Mais Feliz?

Há pessoas que me pedem para lhes ensinar como se faz meditação.

Quando lhes apresento a facilidade do processo, surpreendem-se: só isso?

Habituados a que estamos a estímulos exteriores e a escutar uma panóplia de formas diferentes de fazer meditação, normalmente guiadas, com música ou com foco na respiração, chegar alguém e dizer: senta-te ou deita-te em determinada posição, durante 15 minutos e não faças nada, deixa que simplesmente aconteça, parece algo absurdo aos olhos da cultura ocidental.

Na verdade, estar totalmente parado, durante 15 minutos, tempo mínimo, com os pensamentos aos saltos e uma enorme vontade de se levantar tem tudo menos de fácil.

Para muitos, estar consigo próprio, na pureza do silêncio e na ausência de movimento é assustador e causa grande inquietação interior.

Mas quanto maior é a nossa inquietação mais o silêncio e a ausência de movimento nos ajudam a alcançar o nosso equilíbrio interior.

Este processo de simplesmente estar desencadeia, de forma genuína, a libertação de sentimentos e pensamentos negativos. Esta libertação promove a libertação da tua essência única e genuína.

As camadas tóxicas e limitadoras que foram acumuladas ao longo da vida, com a prática regular da meditação e à medida que estamos preparados, vão saindo e vai sendo cada vez mais fácil escutar a tua voz interior, que conhece o teu caminho e te guia em segurança. A tua conexão com o teu eu superior e a sincronicidade do universo tornam a vida fluida.

Na minha opinião, pela minha experiência enquanto praticante, professora e ouvinte de vários testemunhos, a meditação guiada, com música ou com foco constante na respiração tem os seus benefícios como acalmar a mente e aumentar a capacidade de concentração mas, ao que parece, na maioria das vezes, torna-se incapacitante para escutar, genuinamente, a voz interior.

O estar atento a algo em vez de simplesmente estar pré-ocupa a tua mente e impede que a movimentação natural de sentimentos e pensamentos existentes no teu coração e na tua mente fluam no sentido da verdadeira libertação do teu ser, da tua luz própria.

Ah! e já agora, meditar está longe de ser não pensar em nada. Quem diz isto não sabe o que é a meditação nem nunca a praticou. Temos cerca de 60 mil pensamentos, por dia. A natureza da nossa mente é pensar. A meditação permite-te acalmar os pensamentos e, assim, perceberes melhor e cada vez mais o que precisas de mudar e de afastar de ti para ires ao encontro da tua felicidade. Acalmar os pensamentos e estar apenas contigo próprio torna-te menos preocupado e capaz de encontrar soluções com mais facilidade.

Atreve-te, medita, treina e faz a vida acontecer 🙂 Aprende a comandar a tua mente

 

5 comentários em “Queres Meditar Mas Não Consegues Parar De Pensar? Será Que A Meditação Te Ajuda A Ser Mais Feliz?”

Deixe um comentário