Porque É Que É Importante Dormir?

O que é o sono?

O organismo humano precisa de beneficiar do efeito reparador do sono.

O equilíbrio acontece quando a pessoa consegue usufruir do estado de vigília (estar acordado) e do sono (suspensão temporária da atividade perceptiva – sensorial e motora)

O bem estar acontece quando o estado de vigília e o sono se complementam um ao outro. O estado de vigília tem um determinado tipo de ondas cerebrais; o estado de sono tem outro tipo de ondas cerebrais.

O dia tem 24 horas. Por norma, num adulto, o número de horas de sono recomendado é de 8 horas.

 

O sono é uma necessidade vital. Porquê?

Quando estamos acordados, todo o nosso organismo está vigilante, o sistema nervoso está ativo a transmitir, continuamente, ao cérebro, as impressões/informações recolhidas de tudo o que acontece ao longo do dia e nós sabemos que essas impressões podem contribuir para o nosso bem estar ou não.

Mesmo que estas impressões/informações contribuam apenas para o nosso bem estar, o nosso organismo precisa de parar sob pena de desfalecer rapidamente. É aqui que o sono atua. Funciona como um travão.

Marden: “O sono atua como agente de cura das impurezas e malefícios do trabalho físico e psíquico diário”

 

Quando não existe o travão vital chamado sono, o que acontece?

Com a privação de sono a pessoa fica impaciente. A impaciência conduz à precipitação, à confusão. A ausência de clarividência não lhe permite estar focado no que está  a acontecer. A tendência é sempre para concluir o negativo, instala-se a preocupação e o conflito como os outros. Tem dificuldade em esperar, parece-lhe que os tempos naturais de espera inerentes a qualquer acontecimento não devem existir, muitas vezes, torna-se apressado. Não consegue estar quieto nem acalmar a mente e está sempre a dar a sua opinião, dado a agitação psíquica em que se encontra.

 

Deixe um comentário