Para Além Do Pensamento Positivo

Pensar positivo e ser positivo tem estado na moda, de alguns anos para cá.

O tempo passa…e, os mais atentos já começam a dizer “isso do pensamento positivo é uma treta”

O pensamento positivo é parte integrante da Integridade Do Ser.

O pensamento positivo é uma parte e não o todo. Por isso, o pensamento positivo precisa de aliados, tais como: confiança em ti próprio, definição pessoal, planeamento e ação, entre outros.

O pensamento positivo precisa que identifiques os teus pensamentos negativos e os transformes em pensamentos positivos.

A mudança do pensamento negativo para o pensamento positivo está diretamente relacionada com a clareza dos teus objetivos  a atingir e com o alinhamento entre as duas mentes: a mente consciente e a mente subconsciente.

A mente consciente é a parte do cérebro que pensa. É responsável pelo raciocínio lógico, pelos pensamentos, por imaginar e resolver problemas.

A mente subconsciente acolhe as memórias, os sentimentos, as impressões e os comportamentos. Tudo isto cria as tuas convicções. As convicções de como a vida deve ser vivida e daquilo que acreditas ser o melhor para ti. Faz-te sentir mais ou menos medo, mais ou menos confiança, mais ou menos alegria, mais ou menos tristeza…

A mente consciente não funciona sozinha, é influenciada pela mente subconsciente. Por isso, muitas vezes, existe incongruência entre o diálogo que cada uma das mentes emite.

Por exemplo: decides transformar a tua casa em turismo de habitação com o objetivo de aumentar os rendimentos (mente consciente). Este é o teu pensamento positivo. Mas… E o que sente a tua mente subconsciente?

Está radiante e avança determinada ou, pelo contrário, sente-se retraída e a duvida instala-se?

O que é que ela fala contigo?

  • será que sou capaz de dar conta de tanto trabalho?
  • Posso correr o risco de receber pessoas indesejáveis em minha casa
  • E se assino um contrato que, mais tarde, se vem a revelar desfavorável para mim?

Quando a duvida surge, a mente consciente e a mente subconsciente estão desalinhadas. Há ausência de harmonia. Sem harmonia nada acontece.

É necessário harmonizar a mente consciente e a mente inconsciente.

Sempre que tens um objetivo  a atingir, sempre que queres alguma coisa, escreve num papel as emoções que a tua mente subconsciente te traz. Se forem negativas, vê isto como a tua oportunidade em transformar a duvida em certeza.

É transformar o sentimento negativo no sentimento positivo.

É mudar o pensamento negativo para o pensamento positivo.

É descobrir qual o padrão mental castrador e as causa da sua existência para que possas substituí-lo por um novo padrão mental e consequente ação positiva e construtiva.

Por exemplo: se sentes medo em assinar um contrato, este medo está apenas a alertar-te para os cuidados que deves ter. Podes procurar um profissional competente que te ajude na questão contratual, de forma gratificante.

Exercício:

Escreve, num papel, o objetivo que queres atingir. Por baixo, divide a folha ao meio com um traço, na vertical. De um lado, escreve ganhos, do outro, perdas.

Quando identificas as perdas identificas os sentimentos negativos que te bloqueiam.

Assim, ficas com o poder de transformar as emoções negativas em emoções positivas.

Lembra-te não é a mente que te comanda, és tu que comandas a mente.

 

Deixe um comentário