O Segredo Da Meditação E Do Relaxamento

É interessante pegar no dicionário de sinónimos e encontrar, para a palavra relaxado, 22 sinónimos, dos quais 21 são verdadeiras ofensas, tais como descuidado, negligente, obsceno e, apenas, um, a define de forma positiva e consciente.

Como tudo o que existe é reflexo do pensamento, claramente, estes 21 sinónimos ofensivos refletem o padrão castrador incutido nas sociedades ocidentais – só é trabalhador e produtivo quem está sempre em movimento.

Esta é uma das crenças limitadoras que muitos seguem sem se questionarem se, realmente, há algum fundo de verdade nesta afirmação, neste pensamento.

A grande verdade é que uma mente sobrelotada não consegue criar mais nada. Repete padrões atrás de padrões, pensamentos atrás de pensamentos, comportamento atrás de comportamentos, vivendo, assim, em modo de piloto automático.

Integrados neste manancial energético que é o Universo, agindo em uníssono com a vida, é preciso saber que o Universo está em constante expansão e continua a expandir-se, abundantemente e crescendo sempre. Assim, o Universo é altamente criativo. Constantemente, cria e recria várias coisas.

A tua mente, tal como o Universo, também é altamente criativa. Para que as sementes da criatividade floresçam é necessária a existência de vácuo, de vazio, de afastamento de todo o barulho exterior que te rodeia. É neste vazio, neste vácuo, neste silêncio que a tua criatividade, única e genuína se liberta.

É aqui que entra o relaxamento. O encontro com a serenidade, com a harmonia, com o positivo, com a alegria e o entusiasmo.

Podes relaxar de diversas formas:

  • Fazer respirações profundas e compassadas para harmonizar os teus ritmos internos
  • Imaginar ou recordar uma situação extremamente agradável
  • Relaxar os músculos
  • Observar, apenas, o que está a acontecer à tua volta
  • Ouvir música
  • Contemplar tudo o que é belo e que se encontra à tua volta
  • Fazer uma pausa, sair para tomar uma bebida que, para ti, seja aprazível

O relaxamento mais profundo, surge com a meditação.

Quando meditas há um repouso absoluto, a atividade cessa: física, mental e emocional.

Falo-te da meditação em silêncio. Apenas tu e só tu, contigo próprio.

No início, é difícil ficar parado. 15 minutos podem parecer uma eternidade. A vontade de te levantares pode ser imensa. Os pensamentos aparecem numa agitação desenfreada. Sinal da tensão e do esforço em que vives continuamente.

Sei do que falo, porque tudo isto aconteceu comigo.

O treino diário diminui a agitação do pensamento. Os 15 minutos de quietude, que parecia algo impossível de atingir, passam a ser, tranquilamente, 30 minutos, ou mais.

A calma que a meditação traz ao teu corpo e à tua mente abre  janelas:

  • afinal, aquilo não tem importância nenhuma
  • posso solucionar aquele obstáculo desta forma
  • ganhas foco no momento presente e, consequentemente, mais tranquilidade
  • ganhas consciência de quem realmente és
  • ganhas consciência dos teus sentimentos mais puros
  • ganhas consciência do teu propósito

Sei do que falo, porque tudo isto aconteceu comigo.

A tensão e o esforço bloqueiam o acesso à tua essência.

Só o relaxamento, no seu estado mais profundo, desbloqueia o acesso ao teu estado mais puro.

Teres consciência da tensão em que te encontras é um estado maravilhoso. Há milhões de pessoas que vivem, permanentemente tensas e, passam a vida inteira sem terem consciência da sua permanente tensão.

A abertura da tua consciência é o começo da tua transformação para atingires confiança, desapego do que não te faz sentido, entrega ao que realmente importa, aceitação, amor, fluidez, entusiasmo.

Também existe a meditação guiada que usa palavras e afirmações positivas. Esta meditação ajuda a libertar as ervas daninhas da tua mente. Transformam as mensagens negativas, incutidas no teu sub-consciente, em mensagens positivas. A mudança de pensamento reposiciona-te, no mundo, de uma forma mais positiva e construtiva e, naturalmente, tudo o que te rodeias começa a mudar para melhor.

“Não há céu nem inferno. O que existe é o momento presente. O inferno é quando estás tenso. O céu é quando estás relaxado. O relaxamento total é o paraíso.”

1 comentário em “O Segredo Da Meditação E Do Relaxamento”

Deixe um comentário