Covid-19 Reflexões

A Primavera chegou 🙂 , o calendário regista 20/3/2020. A chuva cai em abundância. Abençoada água que ajuda as sementes escondidas na terra a desabrocharem com esplendor. Abençoada água, fonte da vida, que traz a prosperidade 🙂

O Plano Nacional de Emergência está em vigor. Para mim, é um dia de trabalho normal ou talvez não 🙂 …

Quando iniciei a fase da minha vida em que me encontro agora estava longe de imaginar o propósito maior que trazia escondido e que tenho vindo a descobrir à medida que percorro o caminho… A vida é uma caixinha de surpresas…

Colocada através do contrato-inserção no Hospital de Portalegre, desde Junho de 2019, como administrativa, depois de ter deixado o 5. piso – Medicina Interna – para ajudar uma das Adjuntas para a Gestão, estava longe de imaginar que o Universo me mobiliza tantas vezes para ajudar na azafama do piso mais movimentado do Hospital (Medicina Interna) e, muito menos, numa situação de emergência nacional…

Administrativa, está longe de ser a minha profissão. Trabalhei como assistente social durante 9 anos e a minha paixão e missão é o estudo do comportamento humano e o desenvolvimento pessoal. Por isso, o importante não é a profissão que desempenho neste momento mas o modo como interajo com os outros que partilham comigo esta situação inesperada que pede equilíbrio, mente sã, coragem, humildade e, mais do que nunca, harmonia.

Ontem, quando me desloquei pelos corredores vazios do Hospital e entrei na secretaria do RX, a colega perguntou-me se eu não tinha medo de lá estar em cima – leia-se 5.º piso. Respondi que não penso nisso. Ajo, conforme o momento presente me pede. Alguém tem que o fazer…

São 22 horas, do dia 20/3/2020, estou a escrever este texto e a recordar como tive um dia abençoado 🙂 :

*Levantei-me com saúde;

*Partilhei sorrisos e palavras de conforto;

*Ajudei da forma como me foi permitido ajudar;

*Escutei segredos da vida pessoal que com poucos se partilha;

*Senti a cumplicidade natural e terna

Antes do regresso a casa, fui às compras. Agora, temos tempo para tudo – inclusivé esperar que chegue a nossa vez no supermercado. O que fazemos com esse tempo de espera é escolha nossa, inteiramente pessoal, pois na nossa mente, o único que tem o poder de a comandar somos nós próprios. Podemos optar por observar como as folhas das árvores ficam com um verde brilhante enquanto a chuva cai ou podemos resmungar por estarmos cá fora, à espera, para entrar no supermercado, enquanto a chuva cai.

Podemos optar por observar a escassez ou a abundância: enquanto fazia as compras e observava a abundância de comida e de produtos no supermercado, JÁ HÁ PAPEL HIGIÉNICO 🙂 , observei um homem que enquanto falava ao telemóvel com outra outra pessoa passou pelo pão e disse que não havia nada – havia mais pão nas prateleiras do que ele conseguia comer durante duas semanas – passou pela carne e disse que não havia nada – havia mais carne nas prateleiras do que ele conseguia comer durante duas semanas. 🙂 Acredito que a pessoa do outro lado do telemovel devia estar a imaginar as prateleiras completamente vazias e estava longe de corresponder à realidade 🙂

Termino com uma afirmação positiva de Louise L. Hay para a saúde:

“Olá, corpo meu. Agradeço-te por seres tão saudável. A minha saúde é fácil e isenta de esforço. Estou curado e inteiro. Sou digno de ser curado. O meu corpo sabe curar-se. Sinto-me a cada dia mais saudável em todos os aspetos. Apraz-me escolher alimentos nutritivos e deliciosos. O meu corpo aprecia a minha maneira de escolher os alimentos perfeitos para cada refeição. Planear refeições saudáveis é um alegria que eu mereço viver. Quando me ofereço alimentos saudáveis, nutro o meu corpo e a minha mente, preparando-os para o dia que tenho pela frente. “



7 comentários em “Covid-19 Reflexões”

  1. Adorei o texto e a forma sentida e verdadeira com que o fizeste! Foste sempre uma boa menina e obrigada por quando te lemos e nos deixas mais felizes. O teu trabalho agora é um risco, mas estás a fazê-lo tão empenhada que vamos conseguir, melhor, vencer esta pandemia! Muito obrigada por existires e um beijo da mãe.

    Responder
  2. Mais uma vez gostei do teste que escreveu. O saber ouvir, o saber aceitar, apreciar, ver, é inconfundível, ver o que nos rodeia, e a Elsa apesar de ser minha amiga, é um ser humano que conheci quando mais precisava, e me vez olhar a vida doutra maneira . Obrigada por ser quem é.

    Responder
  3. Hi there! I just wanted to ask if you ever have any problems with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing many months of hard work due to no data backup. Do you have any solutions to stop hackers?

    Responder

Deixe um comentário