“A Saúde Começa Por Dentro”

Nascida no final de 1972, tive a sorte de crescer e de brincar nas hortas dos meu avós.

Legumes, vegetais e frutas, semeados na horta de casa, têm sabores deliciosos 🙂

Legumes, vegetais e frutas fazem parte do meu quotidiano comprados, preferencialmente, no mercado da minha cidade onde, ainda hoje, podemos encontrar os pequenos produtores locais: que sorte 🙂

Legumes, vegetais e fruta são alimentos que, hoje, muita gente não come, ingerindo, maioritariamente, gordura má e açucar – muito mais calorias do que nutrientes.

Na verdade, muitos não compreendem, tal como eu também não compreendia, os princípios básicos da nutrição.

Não sou nutricionista:)

O que a seguir vou partilhar convosco aprendi nas formações da empresa número 1 do mundo em Nutrição: Herbalife 🙂

As escolhas alimentares diárias e o nosso estilo de vida influenciam o nosso bem estar e níveis de energia.

A energia é essencial à vida. É responsável por tudo o que fazemos.

Macronutrientes: fornecem a energia necessária ao organismo, ao metabolismo (processos químicos que ocorrem nas células do nosso corpo de modo a manter a vida) e outras funções essenciais do organismo. São necessárias em grandes quantidades:

*Hidratos de Carbono

*Proteína

*Gordura, gordura??? sim, gordura boa 🙂

Hidratos de carbono

São os macronutrientes necessários em maior quantidade. Fornecem a principal fonte de energia ao organismo. São necessários ao funcionamento adequado do sistema nervoso central, dos rins e do cérebro, através do fornecimento de glucose. Auxiliam o bom funcionamento da estrutura muscular (incluindo o coração).

Hidratos de carbono simples: os alimentos com elevado teor de açucar simples são, normalmente, alimentos refinados, contendo, geralmente, quantidades menores de vitaminas e minerais essenciais.

São digeridos e absorvidos mais depressa, fornecendo ao organismo energia instantânea. No entanto, isto pode provocar um pico e uma quebra de açucar no sangue, o que pode causar apetite mais rapidamente do que quando se ingere fibra ou hidratos de carbono complexos.

Exemplo de hidratos de carbono simples: bolos, açucar de mesa.

Hidratos de carbono complexos: são compostos por uma série de hidratos de carbono simples interligados. São decompostos em açucares simples, durante o processo digestivo – o tempo que esta decomposição demora leva o organismo a digerir e a absorver este tipo de hidratos de carbono de uma forma muito mais lenta.

Exemplos: legumes, leguminosas, pão, cereais e massas integrais.

Fibra: a fibra é um hidrato de carbono complexo que não pode ser digerido pelo organismo. A fibra passa pelo tracto intestinal para ajudar o sistema digestivo a processar alimentos, auxiliando, também, a absorção de nutrientes.

Alguns tipos de fibras também são benéficos para as bactérias boas que residem nos intestinos.

Proteína:

*Tem um papel importante na mautenção e reparação celular;

*São compostos por blocos construtores denominados aminoácidos e desempenham várias funções:

! desenvolver e manter massa muscular magra

! desempenha um papel importante na reparação dos tecidos

! auxilia o bom funcionamento do sistema imunitário

! Fornece uma fonte de energia quando os hidratos de carbono e as gorduras não estão disponíveis

! Ajuda a prolongar a sensação de saciedade, uma vez que o organismo leva mais tempo a digeri-la … … …

A viagem ao mundo da nutrição continua no próximo texto 🙂

Para mais informações sobre a nutrição Herbalife, deixo o meu contacto telefónico: 935 449 921

Sabe mais em 🙂 https://www.facebook.com/HerbalifePortugal

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